domingo, 24 de março de 2013

Ação trabalha, agora, os portões de entrada do roteiro



Divulgação
 O que dizer de um roteiro formado por ecossistemas únicos, mares de ondas perfeitas e próprias para a prática de esportes náuticos, além de uma gastronomia variada, artesanato criativo e paisagens que vão das dunas de Jericoacoara aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Delta do Parnaíba?

Assim é a Rota das Emoções, roteiro que vem sendo trabalhado para ganhar uma maior dimensão turística, através da qualificação, melhoria dos produtos e da cooperação entre as micro e pequenas empresas do segmento. Formado pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta das Américas (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE), é destaque, hoje, no país.

Dentre as ações desenvolvidas para ampliar a adesão da empresas ao roteiro integrado, estão ações de apoio a comercialização, como: visita a operadores de turismo nos mercados emissores e participação do roteiro em feiras internacionais de turismo em Buenos Aires, Lisboa, Alemanha e Inglaterra (estas ações confirmadas).

O objetivo de posicionar o roteiro como destino de destaque dentro da oferta turística do mercado nacional e internacional e aumentar o fluxo e a permanência de turistas nos municípios que fazem parte do roteiro, incentivando a atuação socioambiental e a sustentabilidade.

Ao lado desta programação, vem sendo desenvolvidas outras ações como a realização de Fam Tours e Fam Press, com a participação de operadoras e jornalistas, para que conheçam de perto os atrativos do roteiro. Agora, numa outra etapa, a coordenação do Roteiro operacionaliza uma iniciativa de mercado importante: os “Portões da Rota”, com a visitas às empresas de turismo nas portas de entrada do Roteiro que são, justamente, as capitais dos três estados: Fortaleza, Terezina e São Luis.

Segundo a consultora de Mercado do roteiro, Rosiane Rockenbach, a ideia é integrar os fornecedores das capitais com todo territórioda “Rota" e ampliar o reconhecimento da importância comercial do roteiro pelas empresas de turismo. “A meta é, até 2015, ampliar em 20% o número de empresas parceiras”, explica. Ela ressalta, ainda, para alcançar esse objetivo, além das 15 empresas que visitadas que apresentam potencial de comercialização da Rota das Emoções, essa nova ação vai servir para mapear empresas potenciais que possam incluir o roteiro no seu portfólio de opções.

Considerado um roteiro turístico já consolidado, a Rota das Emoções representa um produto importante para a Região, principalmente na geração de negócios e atração de visitantes. “O número de turistas que fazem o roteiro aumenta, em média, 25% ao ano, desde 2008, quando este fluxo começou a ser mapeado”, conta. “Agora, o nosso foco é aumentar o fluxo de turistas nos municípios que fazem parte do roteiro e as empresas parceiras que o comercializam, incentivando a atuação socioambiental e a sustentabilidade”.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias – Ceará (85) 3255-6609 ou 3255-6820
Central de Relacionamento Sebrae - 0800-570-0800

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