terça-feira, 4 de setembro de 2012

Licitação para escola será aberta


Localizado entre a Avenida Presidente Castello Branco (Leste-Oeste) e a Rua Senador Jaguaribe, próximo ao atual Centro de Turismo (Cetur), o Condomínio Residencial Panorama Artesanal está abandonado há anos e é considerado pela população um esconderijo de usuários de drogas. Porém, esse problema está chegando ao fim, pois, segundo o titular da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), Bismarck Maia, até dezembro, a licitação para a construção de um escola de hotelaria e gastronomia no local será iniciada.

O Condomínio Residencial Panorama Artesanal, que está abandonado, deve abrigar escola de hotelaria e gastronomia do Estado Foto: JL Rosa


A construção, de 1981, nos limites do Centro Histórico de Fortaleza, possui 190 unidades habitacionais, mas, na última década, tem gerado problemas com ocupações irregulares.

Segundo Bismarck, o projeto arquitetônico já está sendo elaborado e uma parceria com escolas de hotelaria e gastronomia de Portugal e da Suíça é avaliada pelo governo do Estado. Entretanto, de acordo com ele, a Setur está aberta para analisar projetos tanto do setor privado, federal ou municipal.

Para o secretário, é fundamental que um Estado turístico como o Ceará ofereça, além de espaços modernos na hotelaria e gastronomia, pessoas qualificadas para atuarem no setor. "Serão ofertados diversos cursos na área para toda a população", adianta.

Em contrapartida, a Secretaria Municipal de Turismo (Setfor) afirma que havia feito um acordo com a Setur, no qual ficaria com o Condomínio Residencial Panorama Cultural e, em troca, passaria o antigo prédio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Praia de Iracema, onde é construído o Acquario, para o governo do Estado. Já a assessoria da Setur afirma que a negociação nunca foi concretizada e não existe nada definido.

Demolição e limpeza

Na manhã de ontem, dois terrenos privados na Rua Senador Jaguaribe, entre General Sampaio e Senador Pompeu, ao lado do Cetur e da Santa Casa de Misericórdia, tiveram seus muros demolidos e limpeza de entulhos.

Os terrenos, que antes impediam a vista dos prédios, foram comprados pelo governo, que irá construir jardins. Para Bismarck, assim, a Setur vai dar uma contribuição urbanística para o Centro de Fortaleza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário