terça-feira, 4 de outubro de 2011

Romeiros aguardam conclusão de projeto

Durante a caminhada, O POVO constatou que o projeto "Caminhos de Assis", prometido pelo Governo do Estado, está inacabado e apresenta problemas na estrutura que já foi construída
04.10.2011| 01:30
A promessa ainda não foi cumprida. O governador do Estado, Cid Gomes, e a Secretaria de Turismo do Ceará (Setur) continuam devendo aos romeiros de São Francisco a conclusão do projeto Caminhos de Assis. A promessa de reestruturação dos mais de 130 quilômetros de Fortaleza a Canindé (via Maranguape) foi feita em fevereiro de 2009.


As obras – melhorias na estrada e sinalização, construção de cinco pontos de apoio (galpões-dormitórios e banheiros, mais local para refeição e orações), além de 15 estações evocando a vida de São Francisco – deveriam ter sido concluídas ainda em 2009 (o prazo da época era de 120 dias). Oficialmente, o custo do projeto ultrapassa R$ 1,5 milhões.

Pela promessa do Governo, essa infra-estrutura de apoio aos peregrinos daria um novo impulso ao turismo religioso do Estado e permitiria um aumento de 20% no fluxo de turistas na Região, além de incremento na economia dos Sertões de Canindé.
 

Problemas
O POVO constatou, durante caminhada a pé até Canindé (seguindo a romaria Dom Joaquim), entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro, que os Caminhos de Assis estão inacabados. Em Ladeira Grande e Campos Belos, por exemplo, os banheiros dos abrigos não funcionam.
Antes mesmo de iniciar a caminhada, O POVO tentou contato com o secretário de Turismo, Bismark Maia, para saber sobre o andamento das obras. Ele não atendeu ao celular e, até o final desta edição (ontem, dia 3), não respondeu às questões enviadas por e-mail. (AMCC)

Saiba mais

Francisco Bernardone nasceu em Assis, na Itália, no dia 26 de setembro de 1182. Era filho de um rico negociante e renunciou os bens da família para ser penitente. Morreu no dia 4 de outubro de 1226. Canonizado em 1228, tornou-se um dos santos mais populares da Igreja Católica. A Basílica de São Francisco, em Canindé, é o segundo maior ponto de peregrinação de fiéis do santo no mundo – depois da cidade de Assis, na Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário