sexta-feira, 24 de junho de 2011

Fortaleza compete com destinos do exterior

Publicado em 1 de junho de 2011

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Gerências de hotéis destacam a competitividade das férias de meio do ano. O turismo das serras gaúchas e os atrativos de outros países podem prejudicar o Nordeste
FOTO: NATINHO RODRIGUES
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Gerências de hotéis destacam a competitividade das férias de meio do ano. O turismo das serras gaúchas e os atrativos de outros países podem prejudicar o Nordeste
FOTO: NATINHO RODRIGUES
Câmbio favorável a viagens internacionais e previsões de chuva para o Nordeste podem afastar os turistas
A aproximação da alta estação, no próximo mês de julho, já está movimentando o trade turístico de Fortaleza, especialmente a rede hoteleira, que aguarda picos de ocupação mesclados com semanas de menor movimentação. O clima é um misto de otimismo, mas também de preocupação face a fatores conjunturais que prometem grandes desafios para o setor nas férias do meio do ano, como o dólar desvalorizado, que torna viagens internacionais mais atrativas. As projeções são de que a ocupação atinja a faixa de 90% em alguns estabelecimentos.

É essa a projeção do gerente geral do Hotel Gran Marquise, Phillipe Godesroit. Segundo ele, 2011 está sendo muito positivo para o Gran Marquise. "Em maio e junho, que são períodos de baixa estação, estamos com boa ocupação devido ao mercado corporativo, que está bem movimentado como reflexo do aquecimento da economia do Estado e do País. Podemos dizer que estamos tendo a melhor ocupação da década em maio e junho deste ano. Estamos fechando maio com 59% e junho deve ficar em mais de 65%", comemora. Segundo Phillipe, seus principais mercados emissores são Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Duas semanas fortes
No Marina Park, a gerente Ana Luiza Costa Lima afirma que a expectativa é de média temporada na primeira e na última semanas de julho.

"Só nas duas semanas intermediarias é que devemos ter mesmo alta estação. Nesse período, Fortaleza tem o Fortal, que é um atrativo gerador de fluxo de hospedagem. Já temos bastante reservas para essa época, mas tem também os turistas que deixam para última hora", pondera.

Desafios de julho
Para Ana Luiza, o mês de julho será de grandes desafios. " O calendário de férias escolares de São Paulo - um dos principais mercados emissivos de turistas para o Ceará - foi reduzido a duas semanas. Outro ponto desfavorável é a desvalorização do dólar. Como nosso público é formado pelas classes A e B, muitos estão optando por destinos internacionais. Nessa época também é grande o atrativo por destinos de férias de inverno como as Serras Gaúchas. Portanto o mercado está muito competitivo nesse período", explica.

Conforme a gerente, além de São Paulo, os principais mercados emissores de turistas que se hospedam no Marina Park são Rio de Janeiro e o Distrito Federal. "O mercado regional costuma nos visitar mais em feriados e fins de semana", observa.

Cenário preocupa
Mariah Frota, gerente de Vendas e Marketing do Hotel Nobile Suites Brasil Tropical diz que o cenário é preocupante.

"Normalmente não considero julho um mês de alta, mas de média estação. Além disso, estou preocupada com a queda do dólar e com a divulgação ampla na mídia das chuvas no Nordeste. Nessa perspectiva, acredito que a gente pode ter surpresas não muito boas. Muitas pessoas podem preferir em pacotes para Buenos Aires e Orlando, que estão com preços mais atrativos, do que arriscar vir para o Nordeste e se deparar com chuvas", avalia.

Ações promocionais
Segundo ela, para evitar que essa situação se confirme, o trade já caiu em campo com ações promocionais e comerciais para estimular a vinda de turistas em julho. "Estamos vendendo o destino Ceará lá fora, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado, para tentar reverter esse quadro", diz.

Mariah afirma que no período de realização do Fortal, na terceira semana de julho, muitos hotéis já estão como lotação esgotada, porém no restante do mês a situação não é tão positiva. "Esse período de ocupação positiva é pontual, mas na primeira e segunda semana de julho ainda há vagas em todos os hotéis de Fortaleza", garante.

Opinião do especialistaMeta do setor é manter nível do ano passado
RÉGIS MEDEIROS
Presidente da ABIH-CE

Ainda é prematuro para fazer uma previsão mais realista sobre a alta estação. Estamos iniciando uma campanha em parceria com a CVC oferecendo pacotes promocionais para destinos turísticos localizados no Nordeste. Serão duas semanas de vendas para julho. Talvez depois disso possamos fazer uma avaliação melhor sobre as férias de julho no Ceará. No ano passado, tivemos uma alta estação razoável em julho. O setor teve em média 83,32% de ocupação. Nossa meta para julho de 2011 é pelo menos igualar isso. Se conseguirmos nos manter nesse patamar, já vai ser muito bom.

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